A compreensão final é a aceitação do que É como o funcionamento da totalidade ou de deus. Porém, aquela aceitação não está em suas mãos. Na compreensão final, não há ninguém que se entrega, nem aquele que aceita, nenhum investigador e nenhum descobridor. Você sabe que você entendeu o ensinamento quando as perguntas se respondem por si mesmas. Você sabe que você entendeu o ensinamento quando as perguntas não importam mais e se dissolvem. O fim de todas as perguntas é a compreensão mais poderosa. Compreender significa que não há nenhuma necessidade de entender.
Ramesh Balsekar
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Todas as circunstâncias externas, atividades, posses e eventos são projetados para manter a mente entretida. Mas a felicidade está fora do campo da mente, está fora do funcionamento e da capacidade da mente. Acontece quando você coloca sua atenção em sua natureza inata.
Quando você aprende a observar sem apego, a paz surge. A única coisa que pode tentar interferir com isto é sua identificação com pensamentos.
Jac O'Keeffe
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Não há nenhuma lugar que você possa ir onde eu não estou,
nenhum pensamento que você possa pensar no qual eu não estou,
nenhuma respiração que você possa ter em que eu não estou,
nenhuma palavra que você possa falar em que eu não estou,
nenhuma dor que você possa sofrer que eu não estou,
nenhuma distância que você possa viajar que eu não estou e nenhum som que você possa fazer em que eu não estou.
Você e eu somos um, abarcando a dança infinita do aqui e do agora.
Mike Jenkins
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Para desfrutarmos desta paz e segurança absoluta
nós não precisamos de qualquer dogma, sistemas de crenças, rituais ou práticas.
Tudo que é necessário é abandonar a procura externa por isto.
Nós temos que parar "de buscar pelo amor em todos esses lugares equivocados";
apenas reconheça, e relaxe totalmente naquela pura consciência que nós já somos.
Colin Drake
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Eu sou Aquilo
Nisargadatta Maharaj
"Imagine que um grande edifício se desmorona. Alguns quartos estão em ruínas, alguns estão intatos. Mas você pode falar do espaço como arruinado ou intato?É só a estrutura que sofreu e as pessoas que estavam ali.
Nada aconteceu para o espaço.
De forma semelhante, nada acontece à vida quando as formas se desfazem e nomes são esquecidos.
Um ourives derrete velhos ornamentos para fazer novos.
Às vezes um pedaço bom vai com o ruim.
Ele faz isto sem a dificuldades, porque ele sabe que nenhum ouro está perdido.

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Compreensão Direta
Nisargadatta Maharaj
Tudo o que eu digo, você deve apreender diretamente, sem o filtro das
palavras. Porque, se aceitamos as palavras, o que ocorre? Baseados nestas palavras, criamos um conceito; e logo, baseados neste conceito, o aceitamos como se fosse o que nós somos. Criamos uma imagem baseada num certo conceito, que se baseia, por sua vez, nas palavras que pensamos que estamos escutando. Mas isso não é jnana (o conhecimento-sabedoria). Apenas isso, que se aprende diretamente, é conhecimento.
O conhecimento que tento transmitir não será aceitável para a pessoa
mediana, inclusive se acontece dela estar interessada no conhecimento espiritual. A razão disso é porque espera algo do ponto de vista do corpo, desde esta identificação com o corpo. Nesse estado, como um objeto, quer conseguir algo – o conhecimento como um objeto – o que é impossível, porque o conhecimento é puramente subjetivo.
[...] Todos
vocês mantém um certo conceito, e tudo o que digo vocês tenham encaixar
dentro dos limites deste conceito. Então dizem: “Sim, isto é aceitável para mim.”
Vocês me escutam, uma vez, duas vezes ou várias vezes; então, ao final de um certo
período, chegam a uma conclusão: “eu não me beneficiei muito com as palavras do
Maharaj.” Por quê? Porque, com base nas palavras, vocês tentam criar
uma imagem de vocês mesmos. E se o que digo ressoa segundo este conceito, então dizem: “sim, agora tenho o conhecimento e agora compreendo o que Maharaj disse e Maharaj tem razão.” Por quê? Porque o que digo encaixa com seu conceito.
uma imagem de vocês mesmos. E se o que digo ressoa segundo este conceito, então dizem: “sim, agora tenho o conhecimento e agora compreendo o que Maharaj disse e Maharaj tem razão.” Por quê? Porque o que digo encaixa com seu conceito.
Gostaria de saber de todos vocês se o que eu digo lhes
toca como verdade e se é benéfico. Repito: quando alguém aqui disse
que seria benéfico?
Quando concorda com o conceito que esse alguém diz, então vocês dizem: “sim, é benéfico.” E quando não concorda, dizem: “eu sinto, isso não me toca, não é para mim.”
Quando concorda com o conceito que esse alguém diz, então vocês dizem: “sim, é benéfico.” E quando não concorda, dizem: “eu sinto, isso não me toca, não é para mim.”
Nós nos
aferramos às palavras e aos significados, esquecendo de que o
que somos é antes do começo, não só das palavras, senão também do primeiro pensamento básico.
que somos é antes do começo, não só das palavras, senão também do primeiro pensamento básico.
OSHO E O SANNYAS
O sannyas
não é algo que nenhuma outra pessoa possa dar a você. O sannyas é algo que se
toma, mas ninguém pode dá-lo. Ou, melhor dizendo, exceto a própria existência,
quem mais pode dar sannyas? Se alguém vem até a mim e diz, ‘Por favor, me dê a
iniciação,’ eu lhe digo, `Como posso eu lhe dar a iniciação?` Eu posso apenas
ser uma testemunha. A iniciação você a toma do divino; a iniciação você a toma
da própria existência; eu, no máximo, posso ser uma testemunha disso, de que
estava presente quando esse fenômeno aconteceu. Na verdade, o sannyas será uma
questão de um relacionamento direto entre eles e a existência.
A iniciação
é sua e é sua a iniciativa de oferecer a sua vida para ser transformada.
Sannyas
significa coragem, mais do que qualquer outra coisa, porque ele é uma
declaração de sua individualidade, de sua liberdade, de que você não será mais
parte da loucura coletiva, da psicologia coletiva. Ele é uma declaração de que
você está se tornando universal; você não pertence mais a país algum, a igreja
alguma, a raça alguma, a religião alguma
Você não
pertence a lugar algum – esta é a realidade. Todo anseio por pertencer é
enganoso. A própria idéia de pertencer cria organizações; a própria idéia de
pertencer cria a igreja – porque você não consegue estar só, você quer
embrenhar-se em algum lugar numa multidão. Um sannyasin é alguém que aceitou a
sua solidão. Ela é fundamental, não pode ser afogada. Ao se tornar um
sannyasin, você não está se tornando parte de uma certa organização – isto não
é uma organização, de jeito algum. Por se tornar um sannyasin, você está se
tornando corajoso suficiente para aceitar um certo fato: que o homem existe em
solidão.
“Estar só deveria ser sua única busca.
E isso não significa que você tem que ir para as montanhas, você pode
estar só no mundo. Isso é simplesmente uma questão de estar atento, alerta,
observador, relembrando-se de que você é apenas um pleno observador. Então você
está só onde quer que você esteja. Você pode estar em uma multidão, você pode
estar nas montanhas; isso não faz nenhuma diferença, você é apenas a mesmo
pleno observador. Na multidão você observa a multidão; nas montanhas você
observa as montanhas. Com os olhos abertos você observa a existência; com os
olhos fechados você observa a si mesmo.
Você é somente uma coisa: o observador.
E esse observador é a maior realização. Essa é sua natureza búdica; essa
é sua natureza iluminada, de seu despertar espiritual. Essa deveria ser sua
única disciplina. Só isso faz de você um discípulo: essa disciplina de saber de
sua solidão. Senão, o que faz de você um discípulo? Você tem sido enganado em
todos os pontos da vida. A você deve ter sido dito que acreditar em um mestre
faz de você um discípulo. Isso está absolutamente errado; senão, todas as
pessoas no mundo são discípulos.
Alguém acredita em Jesus, alguém acredita em Buda, alguém acredita em
Krishna, alguém acredita em Mahavir; todo mundo acredita em alguém mas ninguém
é um discípulo, porque para ser um discípulo não significa acreditar em um
mestre. Para ser um discípulo significa aprender a disciplina de ser você
mesmo, de encontrar seu verdadeiro ser.”
“Não importa que você tenha se tornado um sannyasin; isto não vai mudar
coisa alguma, a não ser que o seu sannyas desencadeie um estado meditativo em
você.
Sem meditação não há sannyas.
Isto é apenas a sua consciência crescendo e se elevando – pouco a pouco
se movendo além da gravitação das coisas mais baixas – e isto fará de você um
sannyasin.”
Alan Watts (1915-1973)
Filósofo - zen
Tentar definir a si mesmo é como tentar morder seus próprios dentes.
Você e eu somos todos tão contínuos com o universo físico como uma onda é contínua com o oceano.
Zen não confunde espiritualidade com pensar sobre Deus enquanto se está descascando batatas. Espiritualidade Zen é apenas descascar as batatas.
Alan Watts
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Uma vez que você sabe com certeza absoluta que nada
pode perturbá-lo,
a não ser sua própria imaginação,
você chegou a desconsiderar os seus desejos e medos,
conceitos e idéias
e sabe o que é viver pela verdade sozinho. ♥
~ Nisargadatta Maharaj
~ Nisargadatta Maharaj
Deixe ir seu apego pelo irreal e o Real vai rápida e suavemente desabrochar. Deixe de se imaginar sendo ou fazendo isto ou aquilo
e a realização de que você é a fonte e coração de tudo amanhecerá em você.
Com isto virá o grande amor que não é escolha ou predileção, nem apego,
mas um poder que faz todas as coisas
merecedoras de amor e amáveis.
(Nisargadatta Maharaj)

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O BUDA DISSE:
"Eu considero as posições de reis e governantes como as de ciscos de poeira.
Eu observo os tesouros de ouro e jóias como se fossem muitos tijolos e seixos.
Eu olho para as melhores vestes de seda como trapos rasgados.
Eu vejo miríades de mundos no universo como pequenas sementes de frutas,
e o maior lago da Índia como uma gota de óleo em meu pé.
Eu percebo que os ensinamentos do mundo são uma ilusão de magos.
Eu compreendo a mais elevada concepção da emancipação como um brocado dourado num sonho,
e vejo a santa senda dos iluminados como flores que aparecem em meus olhos.
Eu vejo a meditação como um pilar de uma montanha,
o Nirvana como um pesadelo do dia.
Eu olho para o julgamento do certo e do errado como a dança serpentina de um dragão,
e a ascensão e queda das crenças apenas como vestígios deixados pelas quatro estações."
Não busque a verdade, pare somente de ter opiniões.
(Sosan Hsin Hsin Ming)
(Sosan Hsin Hsin Ming)
Nada Permanece o Mesmo
Há que ter uma grande intimidade consigo mesmo.
Constatar as próprias pulsões,
Constatar as reações,
Sem a interferência de um julgar, de um querer mudar.
No início, o foco está nas pulsões,
Naquilo que se observa,
Porém, mais tarde,
Você se encontra unificado na observação silenciosa,
Nesta intimidade.
E este é o ponto de partida para poder tomar contato consigo
mesmo;
Se não nos aceitamos totalmente
E ainda não nos amamos,
Não podemos amar o que nos rodeia.
Isto quer dizer que em nenhum momento há que comparar.
Quando nos comparamos com o que nos rodeia,
Separamo-nos do que nos rodeia.
E quando nos amamos,
Amamos o que nos rodeia.
Isto não deve ser uma idéia ou um conceito,
Mas tem que vivê-lo realmente.
No momento em que não há reação,
Não há separação.
É o eu que reage.
A maior parte das nossas ações são reações.
Numa atitude interior que não há reação
Não há separação.
A ação que flui daí
Flui da própria situação.
É sempre apropriada, estética e ética.
Nunca deixará resíduos em ti.
Jean Klein
Um comentário:
Gostei imenso do primeiro texto.
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